Notícias

Compartilhe:
Versão para impressão - A- - A+

Palestra com Nilson Lage marca a abertura do Encontro de Comunicação da UFMA

Imperatriz, Maranhão, 27 de Junho de 2013

O I Encontro de Pesquisa em Mídia Jornalística, promovido pelo curso de Comunicação Social – Jornalismo, campus Imperatriz, teve início nessa quarta-feira (26). A palestra de abertura contou com a presença do professor doutor e jornalista Nilson Lage, que abordou o tema “Comunicação, Jornalismo e Fronteiras Acadêmicas”.

O uso das novas mídias, linguagem, diploma, direitos autorais e as atuais manifestações nas ruas do Brasil foram aspectos importantes abordados por Nilson Lage. Para ele, a era das redes sociais tem um aspecto positivo no trabalho jornalístico e destaca que o uso dessas novas mídias exige melhor aprimoramento técnico e comprometimento do jornalista com a ética, o que torna o jornalismo mais necessário do que antes. “O curso de Jornalismo te prepara para ser sempre um estudante. O jornalista tem que aprender durante a vida toda”, observa.

Durante a programação do evento, houve o coquetel de lançamento do livro em formato digital “Mapeamentos dos Programas de Treinamento nas Empresas de Comunicação em 2012 – Uma relação necessária: Academia e Mercado” com a professora do curso de Comunicação Social – Jornalismo Thaísa Bueno que é uma das organizadoras e representa o Nordeste neste produto do Itaú Cultural.

Houve também o lançamento do livro “Desafios da pesquisa em Jornalismo” com a professora Roseane Arcanjo, que é uma das organizadoras juntamente com os professores Francisco Gonçalves e Joanita Mota. O livro é uma coletânea com quinze frutos das dissertações de mestrado, teses de doutorado e das pesquisas decorrentes. 


Exposição

Quem passar pelo pátio da UFMA nesses dias pode conferir também a exposição “Na linha do tempo: 80 Anos de Jornalismo em Imperatriz” e testemunhar um recorte da história da imprensa local, como a veiculação da programação da primeira rádio de Imperatriz; a exposição das principais capas dos jornais impressos de Imperatriz (1936 - 2010) e produtos produzidos pelos graduandos do curso, como monografias, revistas, jornais e documentários.

O evento segue até sexta-feira (28) e a programação se divide em minicursos, mostras científicas, exposições, palestras e apresentações culturais nas instalações da Unisulma e da UFMA (bairro Centro).

 


Fonte: Núcleo da Assessoria de Comunicação
UFMA - Campus Imperatriz

Categoria: EDUCAÇÃO

PARTICIPE: MANDE SEU ALÔ
captcha
CONECTE-SE COM A FM TERRA
  • FM Terra no Facebook!
  • Siga-nos no Twitter!
  • Nosso canal no YouTube!
COMPARTILHE
AddThis